segunda-feira, 29 de junho de 2009

Neo Pop Music Festival: O Festival de Música Electrónica Mais Vanguardista de 2009


Nos últimos anos, o mundo da música electrónica portuguesa e galega tem-se juntado em Viana do Castelo, no mês de Agosto. Neste ano de 2009 não vai ser excepção. Sob o mote “Spread it With Caution”, vai ter lugar, entre os dias 13 e 15 de Agosto, no Forte de S. Tiago da Barra, em Viana do Castelo, o festival de música electrónica Neo Pop. Este é o herdeiro do festival Anti Pop, com um novo nome e uma direcção artística mais arrojada.
O Neo Pop é uma mostra de cultura electrónica periférica às linguagens mainstream. É um evento com ênfase no cruzamento de nomes de vanguarda dentro de um conceito de evolução musical. É neste sentido que se fundem artistas como o holandês Joris Voorn, um dos mais reputados DJs e produtores da Holanda com Audion, o projecto de linguagem techno musculado de Matthew Dear. Este norte-americano é um dos produtores mais inventivos da actualidade seja em seu nome próprio (basta recordarmo-nos da aventura techno-pop-romantizada de “Asa Breed” em 2007) ou das suas incursões por uma forma vulcânica de techno sob o pseudónimo False. Materializando esta lógica, Audion irá apresentar no Neo Pop uma sessão de intermédia, cruzando música e vídeo-arte num espectáculo único a não perder.
Da Alemanha chegam ainda os Pan Pot (Mobilee), que têm reinterpretado a dança e o eclectismo bem para lá do techno mais ortodoxo vindo de Berlim, ou o francês Paul Ritch (Get Physical Quartz), sinónimo de uma jovem aragem musical de França, fora da órbita maximal ou do revivalismo Daft Punk. Ainda com a ideia de novas gerações Alex Under (Net 28), simboliza como Espanha se tem afirmado na electrónica moderna com uma geração de artistas singulares. A dupla germânica Wighnomy Brothers (Freude Am Tanzen) e Paul Kalkbrenner, da editora Bpitch Control, o produtor berlinense que figurou no já-filme-de-culto da geração techno do séc.XXI “Berlin Calling” são mais dois nomes em cartaz. Do contingente nacional destaca-se a presença de Expander, Freshkitos, Miguel Rendeiro e Re:Áxis.
O Neo Pop promete ser um festival em permanente busca pelas sonoridades mais vanguardistas e pelos conceitos progressistas de música de dança electrónica. São aguardadas milhares de pessoas por dia, entre as 22h e a manhã seguinte. O preço do bilhete para os três dias é de apenas 40 EUR, em regime de venda antecipada, ou 50 EUR no dia de início do festival. O acesso diário custará 20 EUR.
O cardápio internacional será fechado com mais dois nomes internacionais mediáticos a serem anunciados em muito breve.

www.neopopfestival.com

www.myspace.com/neopopfestival

info@neopopfestival.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.